quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Release para imprensa.

I Semana Cultural de Uauá.

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro o município de Uauá, mais conhecido como a capital do bode, terá sua I Semana Cultural – marco para o reconhecimento artístico regional. O evento, que conta com o patrocínio da Petrobrás e do Ministério da Cultura - através da Lei Rouanet de incentivo à cultura do Governo Federal -, mostrará a cultura local por meio de diferentes atividades. Serão shows de música, palestras, exposições de artesanato, culinária, literatura, pintura, fotografia e artes plásticas, além da exibição de filmes e documentários produzidos na região por diversos diretores.

Com a preocupação de reunir e demonstrar a pluralidade cultural da região, uma intensa programação ocorrerá durante os três dias da I Semana Cultural de Uauá. A solenidade de abertura contará com a apresentação do poeta/cordelista Basílio BGG da Mata Virgem e a participação de autoridades políticas e culturais do município e do estado. Logo em seguida, serão abertas as exposições de fotografia, artesanato, culinária, artes plásticas e literatura de cordel, que poderão ser assistidas durante todos os dias da programação.

A palestra sobre o tema “Uauá no contexto da Guerra de Canudos” – proferida pelos professores da Uneb Sérgio Guerra, Roberto Dantas e Manoel Neto – e a exibição dos filmes e documentário “Desterro” de Marcelo Rabelo, “Calumbís, Pífanos e Zabumbas” de Joel de Almeida e “Vaqueiros Canudos” de Manoel Neto, também farão parte das atividades artísticas desenvolvidas no primeiro dia do evento. Shows musicais com os artistas da terra e da região Débora e Lulu, Banda de Pífanos de Canudos Velho, Comando Virgulino e Nilton Freitas fecham a noite com festa e poesia.

Além das exposições, as palestras terão continuidade no segundo dia. Temas como “A preservação do bioma caatinga” – com a jornalista Liliana Peixinho e Nilton Freitas – e “Uma visão literária de Messiânicos e cangaceiros no panorama sertanejo” – com o escritor Oleone Coelho e o Prof. Aurélio Lacerda (Ufba) – serão apresentados e debatidos. O lançamento do livro “O caminho inverso: Medusa vai ao cabeleireiro”, do poeta Milton Marinho, e a exibição dos filmes “Cuitá, A pedra do Bendegó”, “Chorinho de Landinho”, “O Cordel Esquecido Num País Sem Memória” e “Zabumba” de Marcelo Rabelo também ocorrerão no decorrer da programação do dia. A noite será animada pelas apresentações musicais de Zecrinha, Zéu Lobo, João Sereno e Cicinho de Assis.

As palestras sobre “A produção audiovisual no Sertão”, por Póla Ribeiro (Irdeb), Sofia Federico (Dimas), Lula Oliveira (ABCV) e Hermano Penna (diretor de cinema), e “A importância da atividade turística para o Sertão”, por Manoel Passos (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia), ocorrerão no terceiro e último dia do evento. A exibição dos filmes “Cega Seca”, de Sofia Federico, “Na terra do sol”, de Lula Oliveira, e “São Paulo de Uauá”, de Hermano Penna, encerram as atividades da programação. Para abrilhantar a noite e coroar o sucesso do evento, Cavachão – ícone musical uauaense – A Trama, Raiz Popular e Maciel Melo comandam a animação do encerramento da I Semana Cultural de Uauá, exaltando a terra dos vagalumes e os fortes sertanejos.

Nenhum comentário: